A solidão claustrofóbica de Levi van Veluw

As complexas e perturbadoras obras de arte de Levi van Veluw, um notável artista holandês.

, por Vinícius Ribeiro

A solidão claustrofóbica de Levi van Veluw

As complexas e perturbadoras obras de arte de Levi van Veluw, um notável artista holandês.

, por Vinícius Ribeiro

Nascido em 1985, Levi van Veluw é um artista holandês contemporâneo que utiliza de técnicas de auto-retratos, desenho e colagem. Ele utiliza diferentes texturas e objetos colados em seu rosto para criar peças que despertam o interesse por serem bem distintas e causarem um impacto forte no observador. Van Veluw não utiliza manipulação digital em suas imagens e cria a maior parte de seu trabalho sozinho. O resultado é impressionante.

Nas obras “Family” e “Origin of the Begining” (Família e Origem do Início, em tradução literal), o artista criou diferentes ambientes que, segundo ele, retratam sua infância e sua tentativa de conquistar o controle de sua vida ao dominar o ambiente a sua volta. Foram utilizados vários blocos de madeira que criam texturas e padrões claustrofóbicos e que passam um grande sentido de tensão e solidão.

As 5 pessoas sentadas a mesa são Levi van Veluw, seu pai, sua mãe, seu irmão e irmã. A princípio, a família retratada parece estar em paz, porém o silêncio e o distanciamento da realidade criado pelas formas abstratas causam desconforto e despertam emoções perturbadoras.

Seu trabalho já foi exibido em diferentes partes do mundo e abaixo você confere mais algumas imagens de “Family” e “Origin of the Begining”.

Origin of the Beginning 1.3 // 2011 // 120 x 100cm & 60 x 50cm

Origin of the Beginning 2.2 // 2011 // 210 x 100cm & 100 x 50cm

Origin of the Beginning 1.2 // 2011 // 210 x 100cm & 100 x 50cm

Origin of the Beginning 1.1 // installation // 2011

Origin of the Beginning 2.1 // installation // 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *