As melhores apresentações musicais em reality shows de 2013

Quem venceu e deveria ter vencido as competições musicais do ano.

, por Thiago Arzakom

As melhores apresentações musicais em reality shows de 2013

Quem venceu e deveria ter vencido as competições musicais do ano.

, por Thiago Arzakom

E lá se foi um ano inteirinho de competições musicais na televisão. Tudo bem que eu sempre acompanho pelo Youtube e sites especializados. O que só ajuda, já que os melhores reality shows desse tipo não estão no Brasil. rs As franquias americanas e inglesas de The X Factor e The Voice continuam arrasando, mas os australianos estão despontando, aparecendo com produções e candidatos muito melhores do que alguns vencedores ocidentais.

Em 2013 as mulheres, novamente, foram os destaques. A começar pelo American Idol, nos EUA, que, além do júri formado por Mariah Carey e Nicki Minaj, conseguiu algo inédito: um top 5 só de representantes femininas. No The X Factor americano e britânico, as moças também chamaram a atenção, só que negativamente. Apesar das ótimas apresentações, todas foram eliminadas e passaram longe do top 3. Em compensação, na Austrália as moças brilharam! Pelo segundo ano consecutivo, uma candidata da categoria Overs (mais de 25 anos) venceu. E mereceu!

Alguns brasileiros também encantaram não só o público local, mas também o internacional. É o caso do vencedor do The Voice Brasil, que, após ser rejeitado por Shakira, Adam Levine, Usher e Blake Shelton nos Estados Unidos, conseguiu conquistar os tupiniquins. Já a ex-integrante do grupo Rouge, Fantine, conseguiu uma vaga no The Voice Holanda e mandou bem, apesar de só ter sido eliminada no primeiro show ao vivo.

A realidade é que, a cada ano que passa, essas competições vão perdendo força, o que se reflete na audiência e, consequentemente, no nível dos candidatos e na escolha do vencedor. Muitas injustiças foram cometidas, mas muita gente boa também apareceu e tem tudo para bombar em 2014. Ok, 80% delas, incluindo vencedores, vão cair no esquecimento.

AS 10 MELHORES APRESENTAÇÕES EM COMPETIÇÕES MUSICAIS EM 2013

header_calouros10_
Hanna Barret foi uma das injustiças do The X Factor UK nesse ano. Mentorada por Nicole Scherzinger, a grande surpresa e jurada vencedora da edição anterior do reality, Hanna não conseguiu conquistar o público. E olha que é difícil de entender os ingleses. Um vozeirão desses, uma emoção ao cantar, uma entrega de alma no palco…

header_calouros09_
Jacquie Lee foi a vice-campeã do segundo semestre do The Voice USA, deixando sua mentora Christina Aguilera perto do tão sonhado título. Mas a candidata pecou pelo exagero, assim como Xtina. O excesso de gritos acabou perdendo para a doçura e potência da vencedora Tessane Chin. Apesar de soar contraditório, a gritaria é o que mais encanta em Lee.

header_calouros08_
Jackie Sannia, essa fofa que toca piano, foi uma das grandes surpresas no The Voice Austrália. Apesar de ter ficado um pouco longe da final, a moça encantou a todos com sua voz, simplicidade e momentos de fofura ao vivo. Quando toca seu instrumento preferido, então, não tem como não se apaixonar!

header_calouros07_

Leah McFall foi uma das candidatas mais originais em 2013. Vinda do The voice UK e tutorada pelo will.i.am, a loira mostrou potência vocal, improviso, simpatia, ousadia e muito mais. A cada apresentação, uma nova roupagem para um clássico da música. Porém, não venceu. Ficou em segundo. Perdeu para Andrea, a candidata cega.

header_calouros06_
Alex & Sierra é um dos poucos grupos se destacaram no ano. Além do Third D3gree, do XF Austrália, a dupla do XF USA conseguiu brilhar e ir longe na competição. Tão longe que, inesperadamente, conseguiu vencer! Fofos, afinados, entrosados, lindos, talentosos, mas não eram os melhores da temporada americana. Entretanto, nos presentearam com belíssimas apresentações.

header_calouros05_
Lillie McCloud fez o estilo diva black no The X Factor USA. Vestido longo brilhante, interpretação emocionante e voz inacreditável. E isso em todas as apresentações! Mas, por um motivo que ninguém ainda sabe, foi eliminada. Provavelmente por ter discordado da opinião do Simon Cowel, dono do programa. Mandou mal fora do palco, mas continua sendo a diva da edição.

header_calouros04_
Sam Bailey foi a vencedora da edição de número dez do The X Factor UK. O aniversário do programa contou com um punhado de fracos candidatos, onde se salvavam pouquíssimas (no feminino mesmo), incluindo Sam. Indiscutivelmente, ela era a melhor voz dessa temporada e mereceu cada elogio e o prêmio.

header_calouros03_
Angie Miller, que lembra muito a Hanna Montana, ficou com o terceiro lugar no American Idol. Injustamente. Apesar de o primeiro lugar já ter dona desde as audições, Miller merecia ter ficado com a prata. Porque? Ela é fofa, linda, canta divinamente e ainda tem ótimas composições. E foi assim que ela conseguiu emocionar e surpreender a todos: compondo. O terceiro lugar da lista é dela, que arriscou uma de suas canções autorais e acabou com as inimigas!

header_calouros02_
Candice Glover, a grande vencedora do American Idol em 2013. Desde o início ela era a favorita. Simplesmente por fazer aquilo que todo mundo gosta de ver: cantar (bem) com emoção. A moça ia do grave ao agudo, do blues ao pop, do amor ao ódio, sempre muito afinada e sem perder a interpretação. Ganhou até chuva de gliter de Mariah Carey, numa forma de demonstrar seu encantamento pela candidata. Por essa performance mais do que imortalizada por Mimi, que Candice ganhou a medalha de prata.

header_calouros01_
Sempre que vejo uma competição musical, gosto de encontrar três coisas nos candidatos: qualidade artística (vocal + presença), evolução durante o programa e uma boa história. Foi assim que Dami Im me conquistou. Entrou como a estranha imigrante sul-coreana, foi eliminada, voltou e venceu. Ainda assim, não perdeu a simplicidade, humildade e doçura do olhar. Ah, claro, aprimorou mais e mais sua qualidade vocal ao longo da competição. A cada apresentação, o júri aplaudia de pé. E isso se repetiu em todos os live shows. Vitória mais do que merecida, conquistada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *