Competições musicais: os melhores de 2012

As melhores apresentações em reality shows musicais em 2012 na opinião de Elmer Dias.

, por Thiago Arzakom

Competições musicais: os melhores de 2012

As melhores apresentações em reality shows musicais em 2012 na opinião de Elmer Dias.

, por Thiago Arzakom

Quem me conhece sabe que acompanho um monte de competições musicais pelo mundo: The X Factor UK/USA/AUS, The Voice Brasil/UK/USA/AUS, American Idol, Ídolos, Operación Triunfo, Britain’s Got Talent e por aí vai. Meus amigos não se surpreendem quando compartilho um vídeo do The Voice Israel ou do The X Factor Albânia, por exemplo. E como bom virginiano que sou, adoro retrospectiva, nostalgia e organização. Juntei tudo e fiz um Top 15 (foi o mínimo que consegui chegar) das melhores apresentações em reality shows musicais em 2012. Vamos lá?

top15

[Rylan Clark – Spice Girls Medley – The X Factor UK]
Essa diva maquiada e de barba desenhada é o Rylan Clark, um dos destaques do The X Factor UK desse ano. Rylan foi a bee da edição e o queridinho da Nicole, sua mentora. Mister Clark tinha uma voz ruinzinha, tadinho, mas performances babadeiras! E foi com um super medley de Spice Girls que ele ganhou o público. Só o público, pois ele ficou em 5º lugar.

top14

[Ludmillah Anjos – Soul de Verão – The Voice Brasil]
É ba-phô-ni-co. PAH! Depois de tentar no Programa Raul Gil e no Ídolos, foi na estreia da versão brasileira do The Voice que a baiana Ludmillah conseguiu destaque nacional. Quando ela cantou “Soul de Verão” com um arranjo funk, eu falei: é isso que eu espero de uma competição musical brasileira. Tô com razão?

top13

[Fifth Harmony – Impossible – The X Factor USA]
Essas cinco fofas, que se conheceram no próprio programa, ficaram em 3º lugar na competição. Eu fui um dos poucos que se apaixonou por elas desde o início. Quando elas mandaram “Impossible” na fase Judge’s House, eu fiquei que nem o Marc Anthony, com cara de “tô passado”! Uma salva de palmas pra Camila Cabello, que arrasou na pausa dramática!

top12

[Vince Kidd – Like a Virgin – The Voice UK]
The Voice é do tipo de programa onde a gente é conquistado na primeira apresentação. Quando o gay do gueto canta Madonna da forma mais nigga possível, a gente ama até o fim, mesmo que ele fique só em 4º lugar.

top11

[Cassadee Pope – Over You – The Voice USA]
Quem faz o fofo do Blake Shelton chorar de saudade merece vencer o programa. E assim foi. Cassadee cantou a música que seu mentor fez para o irmão, emocionou a todos e ganhou a edição. <3

top10

[Ella Henderson – Believe – The X Factor UK]
Eu já tinha falado aqui que a Ella era a favorita do XF UK. Porém, acabou eliminada pelo James Arthur, que veio a ser o campeão. Não teve problema, pois ela já assinou contrato com a Sony. \o/ Dentre tantas interpretações perfeitas, a que eu mais curti foi a versão de “Believe”, da Cher. Que voz! Que emoção!

top9

[Charlotte e Jonathan – Britain’s Got Talent]
O BGT é daqueles programas onde todo o tipo de artista compete junto. Tem dançarino, mágico, contador de piada, cantores e, no caso, duplas de ópera. O gordinho tem uma história triste de bullying e solidão, mas quando se une a bela formam uma dupla de cair o queixo. O impacto da apresentação foi comparado a aparição da Susan Boyle, inclusive no resultado final: eles ficaram em 2º; perderam pra uma adestradora de cães. (?!?!)

top8

[Ellen Oléria – Zumbi – The Voice Brasil]
A grande vencedora da competição! Apesar de não ter brilhado tanto no meio do programa, Ellen conquistou na primeira fase, quando mostrou originalidade e talento ao interpretar Zumbi. Me arrepio até hoje!

top7

[Bella Ferraro – Skinny Love – The X Factor Australia]
Seguindo contra a maré de divas com vozeirão, Bella surgiu com uma voz meio rouca, meio sussurrada, meio frágil, ou seja, apaixonante! Foi o vídeo mais assistido no Youtube de todas as temporadas do programa australiano. Depois de esquecer as letras das músicas em duas apresentações e ter se perdido nos live shows, Bella acabou ficando longe do pódio.

top6

[James Arthur – Falling – The X Factor UK]
Que emoção! Que voz! Que drama! Que dor! Que paixão! Que foda! James Arthur conseguiu derrotar a favorita Ella Henderson com essa versão da música da Alicia Keys. Os dois mais fortes do programa tinham sido os menos votados e disputaram a permanência no programa em uma noite dramática. Ella disse adeus e James disse olá para o prêmio.

top5

[Karise Eden – This Is a Man’s World – The Voice Australia]
Raramente os técnicos viram a cadeira simultaneamente logo no início de uma apresentação, mas foi assim com a Karise. Logo nas primeiras notas, todo mundo percebeu que se tratava de uma mulher vencedora. A história triste da órfã australiana conquistou a todos e deu a ela o primeiro lugar no reality show.

top4

[Carly Rose Sonencler – Feeling Good – The X Factor USA]
Carlinha, esse E.T. de 13 anos de idade, ganhou standing ovation logo de cara. Também pudera: a pirralha cantou “Feeling Good” pra Nina Simone nenhuma botar defeito. O jurado L.A. não acreditava no que ouvia e Simon duvidou que era ela mesma quem cantava até o fim do programa. Essa foi a única apresentação dela que eu gosto. Depois disso, fiquei com sono em todas. rsrsrs

top3

[Jessica Sanchez ft. Jennifer Holliday – And I Am Telling You – American Idol]
Tive que voltar até janeiro pra relembrar do American Idol (sdds JLo). Valeu a pena! Tida como a favoritíssima ao prêmio, Jessica protagonizou uma das apresentações mais marcantes de todas as temporadas do programa. Ao lado da lendária Jennifer Holliday, elas cantaram um dos clássicos das competições musicais: And I Am Telling You (I’m Not Going). Foi babado, confusão e gritaria, muita gritaria! Todos já davam como certa a vitória da Jessica, mas tinha um Phillip Phillips no caminho…

top2

[Jahmene Douglas ft. Nicole Scherzinger – The Greatest Love Of All – The X Factor UK]
Não sei se rio ou se choro. Foi, de longe, uma das performances lendárias do programa. Nicole, a soberana com dois calouros na final, percebeu que seu microfone não tava funcionando. Pra não fazer feio com a música da titia Whitney, ela resolveu ROUBAR o microfone do seu pupilo. O drama foi oficializado. ahahaha No fim deu tudo certo, ficou tudo lindo, o drama virou romance e eles foram ovacionados.

top1

[Ruth Brown – Get Here – The Voice UK]
Sei que você vai me criticar, dizendo que Ruth não era ninguém, que tinham apresentações melhores e tal, mas, que se dane! EU AMAY ESSA APRESENTAÇÃO! Ninguém levava fé na Ruth, e continuou não levando, mas ela ARRASOU na respiração, no drama, nas notas, na roupa, na fofurice, na emoção, na negritude, na escolha da música, no colar, nos gestos, em tudo! Ganhou o programa? Não. Mas me ganhou. rsrs

Sei que faltou muuuuita gente, mas entenda: a ideia era fazer um Top 5, que acabou virando Top 15. rsrs Manda sua sugestão, aí: FALTOU ALGUEM? QUEM? Posse, de repente, fazer um update com um Top 20. rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *