É guerra! Samsung ataca iPhone 5 em novo comercial do Galaxy SIII

Como a Samsung tenta retirar pessoas da fila de compra do iPhone – e falha.

, por Vinícius Ribeiro

É guerra! Samsung ataca iPhone 5 em novo comercial do Galaxy SIII

Como a Samsung tenta retirar pessoas da fila de compra do iPhone – e falha.

, por Vinícius Ribeiro

Se você não estava em Marte ao lado do robozinho Curiosity nos últimos dias, com certeza ouviu falar sobre o lançamento do iPhone 5 no último dia 12. O novo smartphone da Apple veio com tela maior e mais bonita, navegação via redes 4G, processador mais rápido, novo conector Lightning e a nova versão do sistema operacional móvel da maçã, o iOS 6. Todas essas novidades, aliadas a um design mais fino e mais leve, fizeram com que a última iteração do iPhone batesse o recorde de dispositivo eletrônico com vendas mais rápidas da história, mas não foram suficientes para que o departamento de Marketing da sul coreana, e rival direta da Maçã, Samsung se sentisse intimidado.

Em seu mais novo comercial, como de costume, a fabricante do Galaxy SIII alfineta os apaixonados pela Apple e sua devoção, muitas vezes cega, por toda e qualquer novidade que a empresa americana coloque nas prateleiras. Em um momento no vídeo, uma pessoa que está aguardando na fila do lançamento do novo iPhone se diz impressionada porque a entrada do fone de ouvido saiu da parte superior para a parte de baixo, desta vez.

Em outro momento, a alfinetada se dirige à mudança do antigo padrão de conexão de 32 pinos para o novo Lightning, que fará com que proprietários do iPhone 5 comprem adaptadores da Apple se quiserem que docks, cabos e outros produtos de terceiros que se comunicavam com versões anteriores do smartphone se comuniquem com seus novos aparelhos: “Sim, eu sei, mas eles fazem os adaptadores mais legais!”, diz um fã da Apple.

Daí em diante, os felizes proprietários de Galaxies SIII exibem todas as funcionalidades legais que seus celulares têm e os novos iPhones não. Incluindo aí uma tela ainda maior, com resolução HD, transferência de arquivos via NFC e outros. Segundo a Samsung, “o próximo grande smartphone já está entre nós”.

O vídeo é divertido em alguns momentos, mas acredito que a Samsung precise realmente pensar em uma nova estratégia comercial para bater de frente com a concorrência. Que a Apple é um tornado com a força arrebatadora de mover montanhas de fãs a cada novo dispositivo lançado, ninguém duvida. E, ao tentar disputar a liderança apenas em quesitos técnicos, a sul coreana esquece que sua rival chegou até a posição que chegou justamente se distanciando do ditado “mais potente é melhor”.

É claro, toda nova versão de iPhone é mais veloz que a anterior, mas a Apple não se preocupa em especificar velocidade de processador ou quantidade de memória de seus lançamentos. Ela simplesmente deixa claro a seu consumidor que o aparelho será mais rápido que antes, continuará funcionando muito bem e oferecendo uma experiência integrada que nenhum outro consegue. No universo dos androids, a quantidade de especificações técnicas que cada fabricante escreve a cada novo release de celular é assustadora para o usuário.

Os fãs de iPhone, ou mesmo aqueles que compram pelo efeito “sou cool”, não irão trocar suas maçãs brilhosas só porque a Samsung diz “o meu é maior!”. Quem acha graça disso são as pessoas que se preocupam com essas especificações e, muito provavelmente, já têm seus SIII em mãos e tentam explorar ao máximo o incrível potencial do aparelho.

Enquanto isso, as ações da Apple batem novos recordes a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *