Maika Elan – The Pink Choice

Fotógrafa registra o cotidiano de casais gays no Vietnã com ensaio premiado.

, por Thiago Arzakom

Maika Elan – The Pink Choice

Fotógrafa registra o cotidiano de casais gays no Vietnã com ensaio premiado.

, por Thiago Arzakom

Maika Elan, ou Nguyen Thanh Hai, nasceu em Hanoi, Vietnã, em 1986. Depois de se formar bacharel em Sociologia pela Universidade de Ciências Sociais e Humanas, Maika começou a fotografar sua vida pessoal e seu cotidiano em 2006. Não demorou e ela se profissionalizou, colaborando para editoriais e empresas de moda em seu país. Em 2010, ela investiu em um ensaio fotográfico documental e seu primeiro projeto, “The Pink Choice” (A Escolha Rosa), focado na vida pessoal de casais homossexuais vietnamitas.

THE PINK CHOICE THE PINK CHOICE

A homossexualidade não é mais considerada um tabú nos dias de hoje: muita gente ouve falar e alguns aceitam. Muitos dizem dizem, sem dificuldade, que são gays ou têm amigos gays. Porém, ainda há uma grande barreira em volta da noção de homossexualidade.

TPC-03 THE PINK CHOICE

A aceitação da natureza homossexual se baseia em simpatia, ignorância ou até mesmo no desprezo. Não há qualquer tipo de reconhecimento ou incentivo da homossexualidade como o simples direito de amar e ser amado. Noções insuficientes e às vezes erradas da comunidade tornam as vidas dos homossexuais muito difíceis.

THE PINK CHOICE THE PINK CHOICE

Dependendo do nível de mente aberta da sociedade, os gays escolhem agir de maneiras diferentes: alguns se reúnem em boates, karaokes, cafés. Outros fazem amigos pela internet. Alguns homossexuais se casam com heterossexuais. Outros optam por viver sozinhos. Mais notáveis ​​são os muitos (ambos gays e lésbicas) que optam por viver juntos abertamente como casais.

THE PINK CHOICE THE PINK CHOICE

Como os gays vivem juntos? Como é que eles expressam as suas emoções para com o outro? O que é interessante sobre suas vidas? Essas questões, no entanto, mantiveram-se grandes tabus. As pessoas evitam pedir-lhes, evitar a investigá-los, e até mesmo ter medo das possíveis respostas.

THE PINK CHOICE THE PINK CHOICE

Partindo dessa curiosidade, com um grande desejo de igualdade, Maika partiu em busca de casais em seu país. O resultado é uma série fotografia linda, sensível e premiada. “The Pink Choice” levou o primeiro lugar no “World Press Photo 2013” na categoria Problemas Contemporâneos – Séries.

THE PINK CHOICE THE PINK CHOICE

A maior parte do texto desse post foi traduzido e adaptado do site da própria fotógrafa. Algumas fotos da artista podem ser apreciadas na imperdível exposição da World PRess Photo, aqui no Rio de Janeiro, de terça à domingo no Caixa Cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *